O que é mangá? O que é quadrinho?

5/24/2015

É tudo a mesma coisa meu filho. Explico:
Mangá, 漫画, ou simplesmente história em quadrinhos.

Quando eu tinha 12 anos eu comprei meu primeiro mangá. Eu não sabia o que era, então pensei: “isso é uma história em quadrinho japonesa! Adoro isso! Oh se chama mangá.” Depois encontrei alguns meninos na minha sala de aula que diziam: “isso aqui não é quadrinho (se referindo ao mangá) isso aqui é mangá!” E era comprar briga chamar o mangá de quadrinho. E com o passar do tempo eu ouvi dizer que mangá é “histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês”.
Vejo “xiitas” se referindo ao mangá como um estilo de quadrinhos oriundos do Japão, qualquer outro estilo imitando ou seguindo o estilo japonês de quadrinhos, para eles, não é considerado mangá. Sim os quadrinhos japoneses têm características que os diferenciam dos demais quadrinhos ao redor do mundo, como os olhos grandes e carregados de emoções, seu enquadramento peculiar, suas onomatopeias que se movimentam junto a cena, entre outros. Existem exceções como os mangás de Hiroaki Samura que não tem aqueles olhos gigantes. Mas daí definir mangá só aqueles quadrinhos que vem do Japão...
Observando, lendo e conversando com japoneses sobre mangá conclui que os japoneses veem o mangá como quadrinho. No Japão os japoneses se referem aos seus quadrinhos como mangá e aos quadrinhos estrangeiros (sejam eles inspirados em mangá ou não) como mangás estrangeiros. Tudo isso porque para eles a palavra mangá equivale a palavra história em quadrinho. Então quem definiu mangá como um estilo de quadrinho japonês fomos nós estrangeiros.
O mesmo acontece com a palavra otaku. No Brasil otaku é alguém que gosta de animes e mangás. Porém, no Japão, otaku é visto com maus olhos. É um sujeito viciado em qualquer coisa, não só em mangás. Outro exemplo é otome, que se tornou o feminino de otaku, mas que na verdade significa donzela pura.
Concluindo mangá é quadrinho e não um estilo de quadrinho. É simplesmente um quadrinho. Os japoneses têm técnica e estilo próprio? Sim! Com toda certeza, mas só para os estrangeiros a palavra mangá é um estilo de quadrinho restrito aos japoneses. E também é muito mais fácil dizer mangá ao invés de ter que falar toda hora história em quadrinho japonesa. Vai mangá mesmo.

Você pode gostar também

0 comentários