Manga Studio

1/13/2015


Bom, para quem não sabe eu sou aspira de mangaká e desenho meu próprio mangá o que dá nome ao site (Cerimonial Pirata ou Cron Pirata). E desde que comecei a desenhar em plataformas digitais venho testando softwares aos quais eu consiga me expressar melhor no desenho.
Eu comecei desenhando com o photoshop porque já usava o programa. Não me adaptei. Apesar de trabalhar com o photoshop há uns quase 10 anos e ser uma ferramenta cheia de recursos eu tinha que montar muita coisa na mão, ou fazer na unha alguns efeitos.
Passei a usar o PaintTool SAI. Esse programa é ótimo para desenho, simplesmente amei, é muito simples de usar e intuitivo, com vários tutoriais pela internet. O melhor dessa ferramenta, na minha opinião, foi a pintura digital, conseguir fazer pinturas mais da forma que eu queria do que com o photoshop que uso a tanto tempo. Então imagine quando eu estiver com mais experiência com essa ferramenta. Já para desenhar o quadrinho mesmo, não é tão legal. Senti falta de brushs personalizados, que você até encontra pela internet, mas no fim não achei o programa muito bom para esse fim.
Eis que conheci o mangá studio. Ele é o melhor até agora, tem texturas, grades (aqueles quadrados – não preciso ficar desenhando cada quadradinho, posso simplesmente pegar a grade pronta), efeitos de mangá mesmo e não de quadrinho americano, balões de diálogo e o que mais me agrada: vários estilos de pinceis para o desenho. O traço fica lindo, o programa responde a pressão que eu coloco na tablet e fica com cara de pena e nanquim, só que mais bonito e mais limpo heheh. Ele não é tão intuitivo quanto o SAI para desenhar, mas não é difícil também.
Ainda estou me adaptando e espero em breve estar mais ágil com as novas ferramentas digitais. Abaixo tem um tutorial que vai te mostrar como é o Manga Studio:


Boa sorte se você está se aventurando a desenhar em plataformas digitais.

Você pode gostar também

0 comentários